Amendoim e ESG

Amendoim brasileiro em
mais de 40 países

A Coplana produz e comercializa amendoim altamente selecionado, com duas unidades de processamento em Jaboticabal/SP. A marca “Coplana Brazilian Premium Peanuts” é referência na indústria alimentícia do País e exterior. Exporta para mais de
40 países nos cinco continentes, comercializando
para mercados exigentes como os integrantes da União Europeia. O foco é avançar sempre na qualidade, ampliando o atendimento à grande indústria mundial.

Das 100.000 toneladas de amendoim em casca recebidas por ano, após o beneficiamento são
60.000 toneladas em grãos, adequadas para
consumo humano. Desse volume, 50% seguem
para a exportação.

O amendoim e a transformação de mercado

A Coplana possui 110 cooperados produtores de amendoim, que atuam junto a dezenas de outras famílias e cultivam em áreas de renovação de canavial, no sistema de rotação de culturas. O modelo foi estimulado pela Cooperativa desde o início da década de 1980. Assim, as mesmas áreas produtoras de açúcar e do combustível renovável etanol produzem o amendoim premium.

Esse foi um trabalho pioneiro, que fez ressurgir a cultura com base nas tradições familiares da região. Já no começo da trajetória desses cooperados, o amendoim trouxe para o campo e para o processamento na Cooperativa os conceitos de ESG (dentro de critérios de ambientais, sociais e de governança), por permitir que pequenos produtores de cana crescessem, tornando-se grandes produtores de amendoim.

A cultura assegurou trabalho e renda para as famílias e gerou empregos em toda a região. Benefícios técnicos passaram a integrar a parceria cana-amendoim, com vantagens agronômicas às duas culturas, além dos ganhos para a sustentabilidade da produção.

Os protagonistas do crescimento do amendoim entre os produtores cooperados foram o estímulo à mecanização no campo, o uso de novas variedades, os investimentos tecnológicos na estrutura de recepção e processamento, a busca pela qualidade, a sustentabilidade e a articulação com novos mercados.

Recentemente a Coplana iniciou o seu projeto de ampliação da originação, ou seja, as áreas produtoras, prospectando em novas regiões, visando garantir o seu crescimento sustentável e agregar cada vez mais valor aos cooperados.

Abertura do mercado brasileiro

Em 2000, a Cooperativa abriu o mercado para o exterior. Os investimentos em boas práticas de fabricação e os avanços tecnológicos no campo e pós-colheita foram fundamentais para a conquista da primeira certificação. A partir de 2010, a Coplana recebeu diversas certificações de nível internacional, como a BRCGS, Kosher, Sedex, Pró-Amendoim e Halal.

Capital do Amendoim

Em 2018, reconhecendo os esforços e pioneirismo de cooperados e cooperativa para a evolução da cultura e o desenvolvimento da economia da região, o Governo do Estado de São Paulo concedeu à cidade de Jaboticabal o título de “Capital do Amendoim” no Estado, por meio da Lei n° 16.640 (de 5 de janeiro de 2018).